Quer ler este texto em PDF?

sábado, 7 de janeiro de 2012

LEITURA

O exercício está intimamente ligado à longevidade. Esta foi a conclusão do maior estudo jamais realizado a respeito da condição física humana. A prática de exercícios, por muito modesta que seja, poderá reduzir substancialmente o seu risco de vida por ataques de coração, de câncer ou de outras causas. Curioso ainda o fato de haver uma melhoria acentuada, principalmente, quando a pessoa abandona a posição de sedentária e passa a exercitar-se um pouco.

O estudo a que nos referimos, foi realizado pelo Instituto de Pesquisas Aeróbicas e pela Clínica do Dr. Cooper, em Dallas. Mais de 13.000 pessoas, entre homens e mulheres, foram acompanhadas pelo período médio de oito anos, durante os quais submeteram-se a avaliações periódicas de sua condição física.

A importância do estudo realizado por indicação do Dr. Cooper pode ser avaliado pela sua repercussão: mereceu primeira página no jornal The New York Times em 3 de novembro passado.

A Nórdica que já publica os livros do Dr. Cooper no Brasil, vai agora lançar uma série de cinco obras sob o título geral de Medicina Preventiva.

O Dr. Cooper, que é reconhecido nos Estados Unidos e no exterior como o "pai" dos exercícios aeróbicos, já motivou mais gente para a prática do esporte como caminho certo para a saúde total do que qualquer outra pessoa no mundo. Calcula-se que já tenha atingido cerca de 17 milhões de entusiastas. Para não falar do Brasil onde seu nome é a própria corrida rústica, o cooper que cerca de 3 milhões fazem todos os dias.

O Dr. Cooper também tem insistido continuamente sobre a necessidade de prevenir as doenças de uma forma geral. Ele surge agora com um programa fácil de assimilar, sobre a maneira de controlar o colesterol. É um livro para gente de todas as idades, mostrando como identificar o risco, verificar os níveis de colesterol e evitar os problemas circulatórios e cardiovasculares.

Controlando o Colesterol inclui uma explanação sobre os fatores de risco do colesterol e dos triglicerídeos. E apresenta o tipo de análise clínica que, regularmente, lhe poderá dar a maior segurança. Além disso, o livro apresenta os quadros gerais em termo de colesterol e por idades. Você mesmo saberá em que situação se encontra. É só confrontar os dados.

São três as dietas indicadas para adotar, conforme a situação em que o individuo se encontra: uma mais vigorosa, outra média e outra para casos suaves. Os exercícios também são escalonados conforme as possibilidades de cada caso.

Controlando o colesterol é a melhor defesa contra o perigo das doenças do Coração.

Ainda este ano a Nórdica publicará mais três livros da série Medicina Preventiva: "Controlando a Osteoporose" e "Controlando a Hipertensão".


A. Tito Filho, 13/10/1990, Jornal O Dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário