Quer ler este texto em PDF?

domingo, 20 de novembro de 2011

LINGUAGEM BRASILEIRA

Ninguém nega a existência de um linguajar diferente nas populações iletradas do Brasil interiorano, corrompida e desfigurada, mas bem brasileira, sobre a qual houve investigações cientificas de João Ribeiro e Antenor Nascentes, entre outros, bem assim registros de escritores em que a linguagem da plebe citadina e do homem rústico do sertão aparece explorada em seu pitoresco, o que permite avaliar até que ponto a língua dos colonizadores portugueses padeceu com a ação modificadora do povo inculto. Leiam-se as páginas de Valdomiro Silveira, Cornélio Pires, João Lúcio, Catulo Cearense, Leonardo Mota, por exemplo. Deste último transcrevo pedaço de carta de um sertanejo do Piauí:

"Mamãe, Parnaíba é uma cidade monarca, de grande. De menhãzinha se alvoraça tanta gente na beira do rio, qui parece formiga arredó de largatixa morta e quasi tudo é trabaiado caçando ganho. O mercado é outro despotismo: se arreúne mais povo do que na desobriga, quando Padre diz missa na capela dos Morros, da dona Chiquinha. tudo se vende; de tudo se faz dinheiro; fiquei besta de ispiá gente comprando maxixe, quiabo, limão azedo, folha de joão-gome e inté taiada de jirimum.

O passadio daqui é bom. todo dia eu como pão da cidade com mantêga de Reino. Mamãe, as coisa aqui são muito diferente e adversa daí. As casa são apregada umas nas outras qui nem casa de marimbondo de parede e é quasi tudo de telha e forrada de tauba por riba qui nem gaiola de xexéu e qui chama sobrado. Gente rica aqui é em demasia. Inda onte numa loja eu vi uma arma de dinheiro de cobre no chão qui parecia juá, quando se ajunta mode dá pro bode em chiquêro.

Mamãe, a Igreja faz inté sobrôço de gente, grande e alta. Cabe dentro dela todos os morador de Barra das Laje, de Bom Princípio, da Fazenda Nova, e ainda se adquére lugar pra mais de cem vivente. O povo daqui tem um sesto muito engraçado: não diz ô de casa, não! quando chegam nas casa eleia batem palma, como quem estuma cachorro mode acuá tatu em buraco"...


A. Tito Filho, 09/03/1990, Jornal O Dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário