Quer ler este texto em PDF?

terça-feira, 4 de outubro de 2011

ACADEMIAS

Se a memória me acode, lembro que Afrânio Peixoto assentou que as academias têm inimigos rancorosos entre os intelectuais de 21 a 30 anos. dos 30 aos 60, os inimigos são candidatos, que, depois dos 60, são acadêmicos. Nem sempre os pretendentes conseguiram ingresso. Derrotado, o incompatível patriota e escritor Monteiro Lobato recusou-se depois, embora convidado, a pertencer à Academia Brasileira de Letras. O sábio jurisconsulto Pontos Mirando sofreu derrota na primeira candidatura, elegeu-se na segunda disputa. Viriato Correia, teimoso, fez cinco tentativas, vitorioso na sexta. Interessante o caso de Santos Dumont, inventor da dirigibilidade do mais pesado que o ar. Nunca se candidatou à Casa de Machado de Assis, que quis homenagear o seu revolucionário cometimento. Elegeu-o. Convidado a tomar posse, recusou-se. Ainda assim pertence aos quadros da festejada instituição, que Carlos Drummond de Andrade sempre rejeitou sempre que lhe ofereciam uma poltrona.

Outro infenso à glória acadêmica foi o espirituoso e demolidor de falsos ídolos, mestre Agripino Grieco, cujos debates na imprensa criavam contra ele permanente antipatia dos membros da Academia Brasileira de Letras. Toda vez que falecia um acadêmico o grande crítico literário escrevia na coluna jornalística que mantinha na imprensa carioca: "Morreu mais um animal na Casa de Machado de Assis" - mais ou menos isto. Uma feita, com o falecimento de Carneiro Leão escreveu: "Palmas. Desta vez morreram dois animais de uma só vez".

Quando faleceu Rui Barbosa, em 1923, houve na Casa de Machado de Assis duas correntes: a dos que queriam que lhe fosse prestada a grande homenagem de não ter substituto, e a cadeira ficaria vaga por todos os séculos, e a das que achavam por todos os séculos, e a das que achavam normal a sucessão, mais numerosa. Abriu-se a vaga. candidatou-se o filólogo Laudelino Freire, e o sarcástico Grieco escreveu isto:

"Se o Dr. Laudelino Freire for eleito, conciliou as duas correntes acadêmicas: Laudelino vai ocupar a cadeira de Rui, mas é como se a cadeira continuasse vaga". A Academia Piauiense de Letras possui criticas veementes. É bom que as tenha. Desprezam-se as árvores que não dão frutos, e possui também aqueles que a procuraram e não lograram vitória, com sobejos títulos de merecimento. Vitoriosos saíram os concorrentes.

Houve os que tiveram eleição assegurada e não atenderam os chamados para a posse como Antônio Costa, Durval Monteiro, Clementino Fortes, Sousa Neto e outros, cujos nomes foram cancelados pelo meu antecessor na presidência, mestre Simplício Mendes.

É bem de ver que as Academias praticam por vezes injustiças, como a Casa de Machado de Assis praticou com o admirável Mário Quintana.

O ideal, porém, está em que se pratique justiça.


A. Tito Filho, 04/08/1990, Jornal O Dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário