Quer ler este texto em PDF?

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

HOMENAGEM JUSTA

Benedito de Sousa Sá nasceu neste Piauí da sua benquerença. Por onde anda, todos o conheceu como B. Sá, amigo sincero e leal. Sempre trabalhador, diariamente cumpre deveres no qual de um dos comandos militares de Manaus. Embora na reserva remunerada do Exército desde 1977, orgulha-se de não ter ficado um só dia na inatividade.

Mereceu recentemente, ao completar cinqüenta anos de serviços relevantes ao Brasil, homenagem de carinho e justiça dos seus companheiros, na capital amazonense, cuja imprensa assim se referiu à personalidade do homenageado:

"Em 1938, ingressou no Serviço Público, na Imprensa Oficial do Piauí, como aprendiz de artes gráficas. Deixou aquela 'escola' em 31 de outubro de 1945, para ingressar, no dia seguinte, em outra grande escola - o Exército - como soldado do 25º BC, em Teresina-PI.

Galgou todas as graduações, de Soldado a 2º Ten, pelo princípio do merecimento, em decorrência de uma conduta exemplar dentro e fora do quartel, exação no cumprimento do dever, assiduidade, companheirismo e, acima de tudo, lealdade.

Serviu na AMAN por mais de oito anos, exercendo, além dos seus encargos normais, as funções de Presidente do Clube dos Subtenentes e Sargentos - ocasião em que fundou um tablóide informativo.

Na Guarnição de Teresina, escreveu, por dez anos, a coluna dominical 'Vida Militar' no jornal O Dia, com a divulgação na Radio Difusora local. Foi ainda presidente por quatro vezes, do Clube do Marquês de Paranaguá - dos ST e Sgt - sendo um dos fundadores do Jornal e Revista 'Carnaúba'.

Aos 52 anos, no posto de 2º Tenente, quando em serviço no hospital Geral de Manaus, foi alçando pela cota compulsória, despedindo-se do serviço ativo. Permaneceu, porém, como servidor civil contratado - inicialmente, no próprio hospital e, em seguida, na CRO/12 e no QG/2º Gpt e Cnst, onde se encontra há mais de cinco anos, em plena atividade, com horário integral.

Possui a Medalha de Ouro de bons serviços, a Medalha Militar de Ouro de bons serviços, a Medalha do Pacificador e... mais de sessenta elogios em suas folhas de alterações.

É formado em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade do Amazonas. Como se tudo isso não bastasse, é também membro da executiva da ADESG/AM, tendo, por duas vezes, exercido internamente ao cargo de Delegado.

Sempre B. Sá empregou seu dinamismo e sua cultura em prol do Exército e do Brasil, sem descuidar-se dos afazeres de um chefe de família exemplar. O tempo passa, mas ele permanece ao lado da nossa gente: claro, pois ele é Gente Nossa!".


A. Tito Filho, 08/03/1990, Jornal O Dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário