Quer ler este texto em PDF?

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

O NOVO SÉCULO

Na minha pobre cachola manifestava-se dúvida a respeito do início do século XX: 1º de janeiro de 1900 ou 1º de janeiro de 1901? Andei perguntando a algumas pessoas esclarecidas, que tinham como certa a data de 1900.

No começo de 1975, catei dados em jornais velhos do Arquivo Público para escrever um livrinho sobre a história do Teatro 4 de Setembro. Pois bem. Topei na imprensa com a festa comemorativa, em Teresina, do início do século XX. Sessão literária na velha casa de espetáculos. Discursos de Higino Cunha, Areolino de Abreu, Arquelau Mendes e padre Joaquim Lopes.

Os registros jornalísticos consignavam a data de 1º de janeiro de 1901. Nesse tempo os antigos homens públicos do Piauí tinham o novo século como iniciado em 1901. Dei tratos à bola. E concluí pela verdade dos mortos. O século se compõe de cem anos. Somente a 31 de dezembro do ano 100 se completou o século um, assim o século dois começou no ano 101. Lógico. O século XIX finou-se a 31 de dezembro de 1900, logo em 1901 principiou o século XX.

X   X   X

O gaúcho e engenheiro Paulo Klumb já visitou duas vezes Teresina, por convite da Academia Piauiense de Letras. Educado e culto. Armazenou profundos conhecimentos sobre assunto de natureza vária. Manteve, por carta, elegante polêmica em torno de questões históricas do Piauí com o saudoso Luiz Mendes Ribeiro Gonçalves, que muito o admirava e elogiava.

Klumb publicou "Dois Estudos", pesquisa e lições de história e arquitetura a respeito do Teatro 4 de Setembro e do Palácio de Karnak, livro editado pela Casa de Lucídio Freitas.

Este notável gaúcho leu recente obra de autor piauiense em que se pretende que 1900 seja o primeiro ano do século XX. Klumb me manda carta em que transcreve trecho do "Correio Paulistano", edição de 2-1-1901:

“A PASSAGEM DO SÉCULO NO RIO

Conforme verificaram os leitores em nossos telegramas ontem publicados, na capital federal foi dignamente festejada a passagem do novo século, tanto pelo elemento profano quanto como pelo religioso. Solenidades religiosas em todas as igrejas, embandeiramento de praças, ruas, edifícios públicos e particulares..."

Pergunta Klumb: "Teriam os cariocas, por engano, comemorado o inicio do século com um ano de atraso?" Em seguida ensina que a regra é a seguinte para determinar o século: divide-se por cem o ano que se quer situar. Se o resultado da divisão for numero inteiro, este será o do século procurado. Se o resultado não for número inteiro, obtém-se o século adicionando a unidade à parte inteira da divisão. Ano de 1900 dividido por 100 é igual a 19. Ano de 1900 dividido por 100 é igual a 19,01, mais a unidade é igual a 20. O século XX começou em 1901. Veja-se o ano 2000. Dividido por cem é igual a 20, logo o ano 2000 é século XX, e o século XXI só começa em 2001. Tolice dizer e escrever que em 2000 tem início o século XXI. E grossa. OBS. No artigo de ontem escrevi SOB A RESPONSABILIDADE. Saiu SOBRE. Meu querido revisor tenha pena de mim. Agradecido”.


A. Tito Filho, 07/03/1990, Jornal O Dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário